desentupidora Londrina logoDesentupidora Londrinense

Canal de Comunicação entre a Desentupidora Londrina e Você

Confira nosso blog e fique por dentro de todas as notícias e novidades do setor de desentupidoras, alem de artigos exclusivos com diversos assuntos interessantes e informativos.

Coleta Seletiva – Lixeiras

Está cada vez mais comum a busca por uma sociedade mais sustentável e a preocupação com o meio ambiente, deve começar na casa de cada um. As lixeiras para coleta seletiva ajudam na melhor distribuição do seu lixo e o direcionamento certo de cada parte do resíduo da sua casa. Você não tem uma dessas ainda em casa? Conheça mais sobre elas e como escolher a melhor para sua residência.

Fabricando a Própria Lixeira

Para quem não deseja gastar muito, a fabricação da própria lixeira de coleta seletiva é bem simples e pode ser feita com um custo bem baixo. Para fazer uma lixeira de coleta grande, você deve comprar 4 baldes nas cores padrão (verde, vermelha, azul e amarela) e rotulá-los de acordo com os quatro tipos de lixo, que estão discriminados no próximo tópico.

Já as lixeiras de coleta seletiva menores, as chamadas lixeira de mesa, devem passar pelo mesmo processo acima só que os baldes devem ser menores. Para facilitar ainda mais a compra, você pode comprar lixeiras de pia e utilizá-las com a separação adequada. Claro que a cor não é determinante neste caso, mas ela deixa o ambiente visualmente informado para visitas e também para crianças.

O que significa cada cor

Cada uma das lixeiras para coleta seletiva possui uma cor que serve para identificar o tipo de lixo que deve ser despejado. Claro que com o rótulo certo estas cores podem mudar, mas se você comprar um grupo destas em lojas convencionais, o padrão deve ser seguido sempre. Não sabe para que serve cada uma delas? Veja mais abaixo.

  • Lixeira Azul: esta é usada para despejo de papel e papelão. Ao ser coletado, esse lixo é direcionado à instituições que trabalham com a reciclagem do material.
  • Lixeira Vermelha: é utilizada para o despejo de plástico em suas diversas composições. Quando recolhido, o plástico ainda passa por uma filtragem e também é direcionado à instituições para reciclagem.
  • Lixeira Verde: Esta é utilizada para despejo de vidro. O vidro antes de ser direcionado para reciclagem, passa por uma análise para ser comprovado de que não existe nenhum material contaminado.
  • Lixeira Amarela: utilizada para o despejo de metal.

Além das quatro cores tradicionais, ainda existem outras lixeiras de coleta seletivas que são usadas para separação de materiais mais complexos, porém, reutilizáveis. Vejam alguns casos.

  • Lixeira Preta: para coleta de madeira.
  • Lixeira Laranja: para coleta de materiais perigosos, que oferecem risco de contaminação.
  • Lixeira Branca: materiais laboratoriais.
  • Lixeira roxa: para lixos radioativos